Thursday, December 04, 2008

Carnaval Bahiano em Porto Alegre

Na tarde do último sábado, 08 de novembro, aconteceu no pátio da FIERGS, a terceira edição do Sul Folia. O Sul Folia é uma versão dos carnavais Bahianos fora de época, aqui no Rio Grande do Sul, com direito a trios elétricos, micareta, o uniforme oficial dos carnavais da Bahia, o Abada e muito Axé. O evento aconteceu pela primeira vez em Porto Alegre, as outras duas edições anteriores haviam acontecido no estacionamento da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas.

Cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes no evento que durou 10 horas e teve apresentações de Claus e Vanessa, banda pop gaúcha que está ganhando destaque nacional com a música “Medo de amar”, na novela Malhação da rede Globo. Mas quem realmente fez o público dançar ao estilo da Bahia foi o grupo de axé Asa de Águia e o furacão bahiano, maior destaque nacional da música brasileira, Ivete Sangalo.

A abertura dos portões ocorreu às 12 horas, em seguida no palco do evento, Claus e Vanessa começaram a animar os presentes. Logo após aconteceu apresentação da banda Dublê. Mas foi por volta das 16 horas, abaixo de um sol forte e temperatura de 30 graus que entrou no pátio da FIERGS o trio elétrico, considerado um dos maiores trios do mundo, o carro que mede 32 metros de comprimento, 7,5 de altura e seis de largura, com um gerador com capacidade de até 230 mil watts, trouxe a banda Ásia de Águia, que cantou músicas como Dança da Manivela, Xô Satanás entre outros sucessos. O trio do Asa circulou pelo pátio da FIERGS cerca de 3 horas.

E pontualmente às 20 horas, entrou em cena o trio elétrico de Ivete Sangalo que fez com que as 30 mil pessoas presentes pulassem, cantassem empolgados e como diz a musa, “tiraram o pé do chão”. Ivete incluiu em seu repertório músicas como “Berimbau Metalizado”, “Eva”, “Abalou”, “Sorte Grande”, “Ilumina”, entre outros grandes sucessos.

Seu trio saiu de cena por volta das 22 horas, momento em que os Djs Mik e Dico colocaram os foliões para dançar, só que dessa vez, música eletrônica. A festa seguiu até a meia noite. Momento em que os foliões começaram a deixar a FIERGS. O evento contou com bares, praça de alimentação, enfermaria, segurança, a Brigada Militar também estava presente, saídas de emergência e espaço Vip.


Sonho realizado

Para a estudante de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rita Alves, seu maior sonho era viajar para a Bahia no carnaval e assistir a um trio elétrico com Ivete Sangalo. “Nossa, sempre sonhei com isso, e já que pude ter o que queria com tanta facilidade, sem precisar ao menos gastar com a viagem, é um sonho realizado três vezes, e tudo muito próximo, pertinho da minha casa”, relata a estudante.

Rita conta que conseguiu aproveitar cada momento da festa, pois pontualmente ao meio dia, momento em que os portões da FIERGS foram abertos, a estudante já estava no local. A menina também achou bacana a iniciativa da produção do evento que pediu um kg de alimento não perecível que seria distribuído a instituições de caridade na troca pelo Abada. “É uma iniciativa bacana, pois além de nos divertirmos, podemos contribuir com os mais necessitados”, completou Rita.

Preços altos

Para a comerciante Janaina da Silva, apesar de a festa ser um grande evento, o preço de alimentos e bebidas no local estava um pouco caro. Janaina conta que na praça de alimentação, as filas eram imensas, então, a saída era comprar dos ambulantes que andavam pela multidão. A comerciante conta que levou sua filha de 12 anos, e pelo calor que estava fazendo no dia, ela teve que comprar água a todo o momento, só que o valor de cada garrafinha de água custava R$6,00 reais dos ambulantes. ”Nunca imaginei um preço tão alto para uma garrafinha de água mineral, é fora da realidade”, comentou. Janaina destaca que é a primeira vez que participa do Sul Folia. Apesar de ser tudo muito caro ela disse que vale a pena por ser uma festa tão diferente, e até se interessou a partir daí, em conhecer um dia a Bahia.

O ponto de vista do vendedor ambulante Joca, é que na maioria de eventos desse porte, o valor da alimentação é caro mesmo. “Esse é o nosso serviço, e temos que achar uma forma de tirar um lucro”. Conforme Joca, os preços que os ambulantes estavam vendendo os seus produtos custavam em torno R$1,00 real mais caro do que o valor que estava sendo vendido na praça de alimentação do evento. E também era uma forma mais fácil das pessoas não perderem tempo indo até a praça de alimentação, enfrentando filas para comprar, já que os ambulantes circulavam em meio à multidão. O vendedor concorda que nesses eventos sempre consegue tirar uma boa comissão.

CURIOSIDADES

O QUE É UMA MICARETA?
Uma micareta no Brasil é o nome dado ao carnaval fora de época.

O QUE É UM ABADÁ?
O abadá é uma camisa estampada que identifica o participante de blocos no carnaval. O abadá funciona como a marca de uma tribo que se reconhece, se reúne e celebra o Carnaval. Cada Bloco desfila com um abadá diferente para cada dia de folia e possui um símbolo de segurança próprio.

No comments: