Tuesday, September 05, 2006

Web 2.0

O conceito de WEB 2 nasceu em uma conferência de brainstorming realizada entre O’reilly e medialive international. Dale Dougherty, o pioneiro da web e vice-presidente de O’Reilly observou que perto de inaugurar, a web já era mais importante do que nunca, com novas aplicações e espaços. Três anos e meio, foi o tempo para a conclusão do “Web 2.0”, e já com mais de 9,5 milhões de menções no Google. Pois ainda existe um enorme desacordo sobre o que é “Web 2.0”, existindo algumas criticas que afirma, que, se trata de uma palavra de moda, fruto do marketing e sem sentido, porém outros à aceitam como um novo paradigma. Este paradigma é uma tentativa de esclarecer ao que nos referimos quando falamos de “Web 2.0” O que era o que nos permitia a associar a aplicação ao enfoque ao “web 1.0” e outro para “Web 2.0”. Como muitos conceitos importantes, a Web 2.0 tem uma ampla fronteira, e um núcleo gravitacional. Você pode visualizar a Web 2.0 como um sistema de princípios e práticas que armazena espaços que mostram todos esses princípios, a uma distância variável desse núcleo. A Web como plataforma”, era também um slogan para conseguir apoios à favor do netscape da Web 1.0 que acabou perdendo após uma batalha com a Microsoft. Porém um de nossos exemplos, Doubleclick e Akamai eram ambos pioneiros em tratar a web como uma plataforma. A gente não pensa como “serviços da web”, pois esse, a publicidade em espaços da web foi o primeiro serviço da web e o primeiro “mashup”. Cada Banner atua como elemento que facilita a cooperação transparente entre os websites, proporcionando uma página integrada a um leitor e outro coordenador. Akamai também trata da rede como plataforma, construindo uma rede transparente e distribuição de conteúdos. O Google é certamente a empresa de referencia da Web 2.0, provavelmente porque suas respectivas saídas da bolsa foram acontecimentos determinantes para cada era. O Google começou sua vida como uma aplicação nativa, nunca vendida, vista sempre como um serviço, com pagamento de clientes, direta ou indiretamente ao uso de seus serviços. Pois nenhuma das antigas indústrias do software continuam presentes. Não tem atualizações de versões de software, possivelmente, melhora contínua. Somente o uso. Nenhum tipo de portabilidade e diferentes plataformas de forma que os clientes podem executar o software em sua própria equipe. O Google é uma base de dados especializada, pois sem os dados, as ferramentas são inúteis; sem o software os dados ficam indisponíveis. O licenciamento do software e o controle sobre as APis (o ícone de poder na era anterior) é irrelevante porque o software não necessita ser distribuído e sim, executado e também porque a capacidade de recorrer e controlar os dados, o software é de pouca utilidade. O valor do software é proporcional à escala e o dinamismo dos dados fornecidos, também faz intermediação entre o usuário e sua experiência on-line. WEB 2.0 – Faz uso do aut-serviço do cliente e da gestão de dados algarítimos para chegar a toda web, a todos os campos, não somente no centro, a longa distância.
A discussão do Google frente a Netscape é uma das características que define o software da era da internet e que se entrega como um serviço, e não como um produto. Este feito conduz a um número bastante elevado no modelo de negócio da tal companhia.
Um componente importante na Web 2.0 é o AJAX, (Asynchronous JavaScript and XML), é um recurso para o bom desenvolvimento da web.

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