Thursday, November 27, 2014

Um pouco da minha história!

RUA JOÃO BATISTA BETAT

- Lei Municipal nº 1842, de 23/9/1980 – Bairro Quinta da Boa Vista –

                Jean Baptiste Danty Betat nasceu em 1822, na cidade de Salies-de-Béarn, região dos Baixos Pirineus, na França. Seus pais eram Michel Bannery Betat e Suzane Danty Betat. Por volta de 1845 veio de Montevidéu, no Uruguai, para o Rio Grande do Sul.

Em Cachoeira, onde se estabeleceu definitivamente, exercitou suas múltiplas habilidades. Foi ferreiro, marceneiro, construtor e negociante. Instalou-se com ferraria e casa comercial na Rua Sete de Setembro, construídas em terrenos defronte à Praça José Bonifácio, dando início a um promissor negócio que depois passou para Germano Treptow.

Considerado um impulsionador do desenvolvimento de Cachoeira, Betat experimentou os extremos da fortuna e da pobreza.

                João Batista, forma aportuguesada de seu nome, foi casado com Maria Antônia de Moraes Betat, com quem teve os filhos Antônio, Cassiano, Gervásio, Glória, Isaías, João Maria, Sátiro (meu bisavô) e Armando.

Nos últimos tempos de vida, residia com a família em modesta casa no Alto dos Loretos, onde faleceu em 2/10/1914.

A placa da rua que leva seu nome deve conter a inscrição: “Mestre-ferreiro – 1861”.



(Imagem: prédio em que funcionou a ferraria e casa comercial de João Baptista Betat, defronte ao Mercado Público - fototeca do Museu Municipal)


Conteúdo extraído do site do Museu Municipal de Cachoeira do Sul http://www.museucachoeira.com.br/index.php?area=municipio&id=152